Uma Jornada Rumo à Bienal


Minha jornada rumo à minha primeira bienal começou às 9:00h do dia 30 de setembro, eu estava mega ansiosa, acordei, tomei café e fui com o meu marido no mercado comprar algumas guloseimas para comermos no caminho, por volta das 11:30 pegamos o ônibus com destino a São Paulo, equipados de uma bolsa com as guloseimas, dois livros da série Os Pilares da Terra para o  Ken Follet  autografar e dinheiro para comprar alguns livrinhos. Por volta 12:30 chegamos em Sampa, pegamos o metrô com destino ao terminal Tietê de onde sairia o ônibus gratuito direto para a bienal. A bienal é um evento tão grande que saindo do metrô, haviam várias placas explicando de onde sairia o ônibus, ao chegarmos lá, nos deparamos com uma fila que dava uma volta no quarteirão, pronto... bateu o desespero, ficaríamos horas na fila, mas, de repente, escutamos uma mulher gritando " Lotação para a bienal, sem fila", não pensamos duas vezes e pegamos a lotação, mais vale cinco reais a menos no bolso do que horas a menos de bienal. Gente, quando a mulher falou lotação, ela estava sendo sincera, porque o motorista do micro ônibus não conseguiu nem fechar a porta de tanta gente.
Enfim... chegamos ao Anhembi, fomos andando para descobrir onde era a fila para a bilheteria, até passamos por uma fila, mas achamos que era para entrar, acabamos descobrindo que era a fila da bilheteria, passamos por um cambista que estava vendendo ingresso, ele gritava " Ingresso sem fila, Ingresso sem fila", mas o fim da fila estava só a alguns metros da bilheteria, preferimos nos aventurar na mesma, até que estava andando rápido, pensamos que em 15 minutos estaríamos com o ingresso na mão, mas, de repente,
passamos pela a bilheteria e a fila desviou, entramos em uma praça com um lago, ao sair da praça descobrimos uma fila gigante que percorria uma grande extensão do Anhembi e entrava em um galpão, o sol estava de matar, mas mesmo assim resolvemos continuar na fila, "só mais 30 minutos", pensamos que havia outra bilheteria dentro do galpão, ao entrarmos nos deparamos com uma quantidade absurda de gente que formava um zigue-zague e depois continuava para fora do galpão, creio que 8 mil pessoas estavam na fila. Duas horas e meia depois, finalmente, às 15:30, chegamos na bilheteria, só conseguimos fazer nesse tempo porque a fila estava andando bem rápido, pois pelo número de pessoas, era para termos ficando bem mais tempo
Gente! Segue uma dica muito importante para vocês que vão à bienal:

 "Comprem ingresso pela internet, não façam que nem a gente"

Ufa!! Compramos o ingresso, corremos para a entrada que estava sem fila nenhuma e entramos na Bienal :)

Que lugar maravilhoso, um mundo encantando, estava maravilhada, mas primeiro precisava encontrar a Carol e a Nanda, não sei se estava mais ansiosa para entrar na bienal ou para finalmente encontrar com elas pessoalmente, acho que os dois .. kkk.. Encontrei a duas no espaço imaginário, que emoção, nos abraçamos bem apertado e fomos às compras. Aí vai outra dica:

"Não deixem para ir no último Fim de semana"

Brasileiro sempre deixa para a última hora e na bienal não é diferente, estava tão cheio que você não conseguia andar direito, tinha fila para tudo, para entrar nos estandes, para pagar, para pegar os brindes, para pegar autógrafo com autores, - por falar em autógrafo, não conseguimos pegar o do Ken Follet, ele já tinha ido embora :( - , mas mesmo com toda essa muvuca, encaramos as filas e fizemos a festa, não compramos tantos livros como pretendíamos, pois os preços não estavam muito bons, até fiquei com a mão coçando para comprar alguns, mas sabia que os mesmos livros estavam pela metade do valor na internet, aí vai outra dica:

"Pesquisem os valores dos livros na internet antes de ir, para evitar gastos desnecessários, pois lá é uma tentação"


 Você está com o livro na mão, vontade de levar não falta, algumas
promoções valiam a pena, compramos livros por 5 reais, alguns estandes tinham desconto acumulativo, na compra de 2 livros ganhava 20% de desconto, na compra de 3 ganhava 30%. Alguns outros estandes ofereciam promoções como na compra de 4 livros, você ganhava um de brinde. Outros davam bottons, marcadores e até camisa na compra de livros, outra dica:


"Aproveitem as promoções, vale muito a pena"

Às 20:40 já estávamos com 18 livros, 2 bottons, 1 camisa, dezenas de marcadores (não tive coragem de contar... kkk..), alguns calos, 2 dores de cabeça, 1 dor nas costas e muita fome. Resolvemos ir embora, saímos e nos deparamos com mais uma fila gigante para pegar o ônibus gratuito para o  Tietê, não aguentávamos mais fila, então pegamos um táxi e começamos nossa jornada de volta para casa com a esperança de que aquela fosse a última fila do dia.


Foi cansativo? Sim, foi. 
Foi estressante? Sim, foi. 
Valeu a pena? Sim, valeu muuuuuito, faria tudo de novo  





Beijos!
Nessa Collazo




3 comentários: